Pular para o conteúdo

Sobre

    Propósito do site

    Que tem ancestrais imigrantes alemães, ao pesquisar suas origens, muitas vezes se defronta com o problema de associar o lugar de origem fornecido nos registros com uma localidade hoje existente no mapa da Europa.

    O pesquisador pode encontrar referências com Enkirch an der Mosel, Gablonz an der Neisse – Áustria, Schönwalde bei Regenwalde in Pommern, apenas para dar exemplos de localidades que apareceram em minhas pesquisas.

    Algumas são fáceis de identificar, pois o nome se refere a uma localidade hoje existente na Alemanha e lá somente se encontra uma localidade com este nome. É o caso de Enkirch an der Mosel, uma pequena vila às margens do Rio Mosela, facilmente encontrável em uma pesquisa na Web.

    Já para os outros dois exemplos acima, a pesquisa é mais difícil.

    A procura por Gablonz an der Neisse na Áustria vai resultar vazia, já que na Áustria de hoje não existe localidade com este nome. A localidade referida ficava na Boêmia, uma parte do antigo Império Austro-Húngaro, daí no registro constar a Áustria como origem. Hoje a localidade encontra-se na República Checa e tem um nome completamente diferente.

    Da mesma forma, pode ser difícil encontrar esta Schönwalde bei Regenwalde in Pommern. Em grande parte, a Pomerânia (Pommern) hoje encontra-se na Polônia e as antigas localidades alemãs hoje têm nomes poloneses. Para complicar, havia muitas localidades com o nome Schönwalde na Alemanha na época da imigração. E, aliás, ainda existem localidades com este nome na Alemanha atual, mas estas não tem nada a ver com a localidade buscada.

    Nos exemplos acima, ao menos a grafia dos nomes está correta. Entretanto, em muitos casos, principalmente em registros mais antigos ou registros escritos por um padre ou pastor que não dominava a língua, vamos encontrar erros de grafia para complicar a busca. Eu tenho um registro de 1627 em que aparece uma localidade denominada Wallschiedt. Não há nenhuma localidade com este nome, mas há várias com nomes similares, como Wallscheid, Wahlschied e até duas Wahlscheid. Para tentar entender qual destas localidades pode ser a origem do ancestral, é necessário conhecer não somente a geografia, mas também a história das localidades.

    Este site tem por objetivo auxiliar o pesquisador na tarefa de encontrar localidades de origem de seus ancestrais, de duas formas: por um lado, apoiá-lo no uso das ferramentas de busca que há na Web para encontrar localidades, e, por outro lado, auxiliá-lo a entender a evolução histórica das localidades através de mapas antigos.

    Busca por lugar

    Na Web, encontram-se vários sites que auxiliam o pesquisador a encontrar localidades em regiões alemãs na Europa. Estes sites contêm grandes dicionários de localidades, inclusive com nomes antigos. Inclusive, há alguns que permitem busca por similaridade.

    O uso destes sites é explicado, também através de alguns vídeos. Maiores detalhes encontram-se na postagem específica.

    Mapas antigos

    O site contém uma grande coleção de mapas históricos de regiões povoadas por alemães na Europa Central. Estes mapas são exibidos sobre o mapa da atualidade, permitindo ao pesquisador entender a localização hoje em dia. Associados aos mapas há textos curtos resumindo aspectos históricos ligados ao mapa.

    Uma explicação mais detalhada destes mapas encontra-se nesta postagem.

    Autor do site

    Eu sou Carlos A Heuser, engenheiro, e mestre e doutor em Ciência da Computação. Por mais de 40 anos, atuei na UFRGS, inicialmente como desenvolvedor de software e mais tarde como docente no Instituto de Informática.

    Este site faz parte de um portal maior, no qual publico assuntos de meus interesse: