Esta é a primeira de uma série de postagens que objetivam mostrar a situação da Europa Central e do Sacro Império Romano durante o Século 18. Ela serve de índice das postagens sobre este século.
Entre 1789 e 1799, na última década do Século 18, ocorreu a Revolução Francesa, que marcou o início de grandes mudanças sociais e políticas em toda Europa.
Em 1792, os exércitos franceses, mais tarde comandados por Napoleão Bonaparte, iniciaram uma série de guerras bem sucedidas contra as demais potências da Europa Central. O resultado destas guerras, que somente terminaram em 1814, foi um redesenho completo do mapa das terras alemãs. Especialmente, em 1806, desapareceu o Sacro Império Romano, a estrutura que manteve ligados, mesmo que fracamente, os territórios alemães, e que existia desde os Séculos 10-11.
Especificamente, as postagens desta série estão organizadas como segue.
- O Império no início do Século 18 (esta postagem)
Para iniciar a série, a presente postagem mostra um mapa do Sacro Império Romano em 1740, antes das mudanças ocorridas ao longo do Século 18, que são descritas nas postagens seguintes. - As partições da Polônia
O Reino da Polônia-Lituânia (Königreich Polen-Litauen) vinha em declínio, por conflitos com seus vizinhos, mas também por problemas internos, com várias facções que não chegavam a entendimentos. Quando o Século 18 chegou ao fim, a Polônia havia desaparecido, dividida em três partes, concedidas à Áustria, à Rússia e à Prússia.
A postagem sobre as partições da Polônia contém dois mapas, um mostrando a Polônia em sua amplitude máxima e outro documentando o resultado de sua partição entre os estados vizinhos. - Crescimento da Prússia
A Casa de Hohenzollern (Haus Hohenzollern), a grande rival dos Habsburgo no Império, continuou sua ascensão que, mais tarde, no Século 19, iria culminar na tomada do poder sobre toda a Alemanha.
A postagem sobre a Prússia contém três mapas referentes aos Séculos 16, 17 e 18, mostrando seu crescimento. - O Império no final do Século – visão geral
Esta postagem contém dois mapas, ambos de 1786, pouco antes do início da Revolução Francesa. Os mapas são de fontes diferentes e variam apenas no grau de detalhe. - O Império no final do Século – mapas regionais
Para encerrar a série, esta postagem mostra alguns mapas regionais do Império. Estes mapas são bem mais detalhados que os mapas gerais do Império e permitem visualizar também estados menores. Todos os mapas são de 1789.
Os mapas das duas última postagens acima são os mais recentes que temos no site, cobrindo o Sacro Império Romano antes de sua extinção.
Mapa da Europa de 1740
Para começar a discussão do Século 18, o mapa abaixo mostra a Europa em 1740, antes de iniciarem as grandes mudanças que ocorreram ao longo deste Século.
Tradução da legenda do mapa:
– Casa de Bourbon (Haus Bourbon)
– Casa de Habsburgo-Lorena (Haus Habsburg-Lothringen)
- A Casa de Habsburgo-Lorena (Haus Habsburg-Lothringen), um ramo da Casa de Habsburgo (Habsburger), além de fornecer os imperadores do Sacro Império Romano, continuava dominando a maior área de terras dentro do Império (área marcada em cor laranja-escuro no mapa). A Leste do Império, desde 1686, a família dominava também a área correspondente ao antigo Reino da Hungria (Königreich Ungarn).
- Desde o final da Guerra dos Trinta Anos, os Reinos da Suécia e da França continuavam mantendo territórios dentro do Império (vide postagem correspondente).
Os Suecos mantinham uma pequena área da parte Ocidental da Pomerânia (Vorpommern), marcada em amarelo no Nordeste do mapa.
Já os Franceses possuíam a região da Alsácia (Elsass), marcada em verde no Sudoeste do mapa, na margem esquerda do Rio Reno. - A Leste do Sacro Império Romano, localizava-se o Reino da Polônia-Lituânia (Königreich Polen-Litauen), um dos maiores e mais populosos países da Europa, que havia sido constituído em 1569, pela União de Lublin, a qual uniu o Reino da Polônia e o Grão-Ducado da Lituânia (vide postagem com mapas da Polônia).
- Um fato curioso é que Jorge Luís (Georg I.), o príncipe do Eleitorado de Hanôver (Kurfürstentum Hannover), em 1714, havia se tornado rei da Grã-Bretanha (Königreich Großbritannien) por herança. Este fato é indicado no mapa através da cor cinza em que estes dois territórios estão marcados.