Pular para o conteúdo

Império Austro-Húngaro (1867-1918)

    Esta postagem trata do Império Austro-Húngaro (Österreichisch-Ungarische Monarchie), que existiu entre 1867, após a Confederação Germânica (Deutscher Bund) ser desfeita, e 1918, depois do final da 1a Guerra Mundial.

    São apresentados dois mapas gerais do Império Austro-Húngaro, um mostrando sua evolução ao longo do tempo e outro mostrando a região em maior nível de detalhamento.

    Como o Império era um estado multi-étnico, adicionalmente é apresentado um mapa representando a distribuição das etnias no território do Império.

    Finalmente, há um mapa focando especificamente na região da Boêmia (Böhmen) e da Morávia (Mähren).

    Sumário

    Surgimento

    Conforme descrito na postagem correspondente, em 1814, havia sido criada a Confederação Germânica (Deutscher Bund), uma união que, entre outros estados, reunia o Império Austríaco (Kaiserreich Österreich) e o Reino da Prússia (Königreich Preußen).

    Estes dois estados disputavam a hegemonia dentro da Confederação. Devido a estas disputas, com o tempo, a confederação foi se desfazendo. Em 1866, os conflitos entre Áustria e Prússia culminaram com a dissolução da Confederação, após a vitória da  Prússia na Guerra Austro-Prussiana (Deutscher Krieg).

    Prússia, mais forte conseguiu estabelecer o Império Alemão (Deutsches Kaiserreich). Faziam parte do Império todos os estados alemães, com exceção dos territórios da Áustria. Para mapas do Império Alemão, vida a postagem correspondente.

    Em contrapartida, o Império Austríaco (Kaiserreich Österreich) e o Reino da Hungria (Königreich Ungarn) formaram uma união constitucional chamada de Império Austro-Húngaro (Österreichisch-Ungarische Monarchie). O Império Austríaco era um estado multinacional e foi uma das grandes potências do mundo na época. Era o segundo maior país da Europa atrás apenas do Império Russo.

    Evolução do Império

    O crescimento do Império Austro-Húngaro, desde os seus primórdios no ano de 926, até o século 19, está indicado através de cores, conforme explicado na legenda do mapa.

    Tradução da legenda do mapa:

             – Territórios austríacos sob domínio da Casa de Babemberga (Babenberger). Esta dinastia dominou a região entre 976-1246. Em 1282, os Habsburgo (Habsburger) iniciaram seu domínio.
             – Aquisições dos Habsburgo entre 1282 e 1521
                     – Aquisições dos Habsburgo entre 1521 e 1699
             – Aquisições dos Habsburgo entre 1699 e 1801
             – Aquisições dos Habsburgo entre 1801 e 1815
             – Aquisições dos Habsburgo após 1815

    Territórios que estiveram apenas temporariamente na posse dos Habsburgo têm apenas a fronteira representada na cor correspondente ao período de domínio.
    Os números anotados nos territórios indicam o período da posse.

    O Império em 1881

    O mapa abaixo mostra o Império Austro-Húngaro na composição que tinha em 1881. Este mapa é mais detalhado que o mapa precedente.

    Tradução da legenda do mapa:

    Os países (Kronländer) da parte austríaca são identificados por números arábicos:
    1Baixa Áustria (Niederösterreich ou Österreich unter der Enns  )
    2Alta Áustria (Oberösterreich ou Österreich ob der Enns)
    3Salzburgo (Salzburg)
    4Steiermark
    5Caríntia (Kärnten)
    6Krain
    7Görz e Istrien
    8Tirol e Voralberg
    9Boêmia (Böhmen)
    10Morávia (Mähren)
    11Silésia Austríaca (Schlesien)
    12Galícia (Galizien)
    13Bucovina (Bukovina)
    14Dalmácia (Dalmatien)

    Os países (Kronländer) da parte húngara são identificados por números romanos:
    ITransilvânia (Siebenbürgen)
    IICroácia e Eslovênia (Kroatien und Slavonien)

    Mapa de etnias

    O Império Austro-Húngaro era um estado multi-étnico, em que, além do Alemão, eram faladas muitas línguas. Através de cores, o mapa abaixo ajuda a localizar as várias etnias que formavam o Império no ano de 1881.

    Tradução da legenda do mapa:

             – Alemães (S. = Saxões)
             – Eslavos – Checos e Eslovacos
             – Eslavos – Poloneses
             – Eslavos – Rutenos
             – Eslavos – Eslovenos
             – Eslavos – Croatas e Sérvios
             – Eslavos – Búlgaros
             – Românicos – Italianos
             – Românicos – Falantes de Reto-Românico (Rätoromanisch), de Friulano (Friaulisch) e Ladiner
             – Românicos – Romenos
            Magiares

    Como pode ser visto no mapa, os habitantes de etnia alemã, marcados em cor de rosa, estavam concentrados na parte ocidental do Império, aquela que havia feito parte da Confederação Germânica.

    No Reino da Boêmia (Königreich Böhmen) e no Ducado da Morávia (Markgrafschaft Mähren), a maioria da população era formada por eslavos, Checos (Tschechen) e Morávios (Mährer). Estes viviam concentrados nas partes centrais da Boêmia e da Morávia, enquanto que os alemães tendiam a viver nas regiões fronteiriças. Para auxiliar a localização destas etnias no mapa acima, use a camada que exibe os países atuais. A Boêmia e a Morávia continuam aproximadamente na mesmas fronteiras de hoje em dia.

    Também fora das antigas fronteiras da Confederação Germânica, havia grupos importantes de alemães.

    Ao Sul da Hungria, em regiões próximas ao Rio Danúbio, viviam alemães coletivamente designados de Suábios do Danúbio (Donauschwaben ou Donaudeutsche). Eles viviam ao redor das cidades de Fünfkirchen (Pécs em Húngaro) e de Temesvar, na região de Banat, e haviam colonizado a região a partir do Século 17.

    Ainda mais para o Oriente, no Grão-Principado da Transilvânia (Großfürstentum Siebenbürgen), área cor de azul-claro no mapa, em uma região hoje pertencente à Romênia, já desde o Século 12, vivia uma minoria alemã, chamada de Saxões da Transilvânia (Siebenbürger Sachsen).

    Além desses grupos maiores, em outras regiões, havia várias pequenas ilhas étnicas de alemães, como por exemplo a dos alemães da Galícia (Galiziendeutsche).

    Boêmia e Morávia

    Uma região do Império Austro-Húngaro que pode ser de interresse do genealogista brasileiro é a da Boêmia (Böhmen), região da qual vieram muitos imigrantes ao Brasil.

    O mapa abaixo mostra especificamente a Boêmia e os território vizinhos Morávia (Mähren) e Silésia Austríaca (Österreichisch Schlesien).

    Tradução da legenda do mapa:
            Boêmia (Böhmen)
            Morávia (Mähren)
            Silésia Austríaca (Österreichisch Schlesien)

    Fontes

    Veja a Bibliografia Geral.

    Fontes específicas desta postagem

    Império Austro-Húngaro
    Deutschsprachige Minderheiten