Pular para o conteúdo

Império Alemão (1871-1918) – mapas gerais

    Esta postagem trata do Império Alemão (Deutsches Kaiserreich) que existiu entre 1871 e 1918. A postagem explica como surgiu o Império, mostra sua organização política e apresenta três mapas que explicam como o Império era dividido politicamente.

    Há uma postagem a seguir que complementa esta, mostrando mapas regionais bem mais detalhados.

    Sumário

    Surgimento do Império

    Conforme descrito na postagem correspondente, em 1814, havia sido criada a Confederação Germânica (Deutscher Bund), uma união que, entre outros estados, reunia o Império Austríaco (Kaiserreich Österreich) e o Reino da Prússia (Königreich Preußen). Estes dois estados disputavam a hegemonia dentro da Confederação. Devido a estas disputas, com o tempo esta união foi se desfazendo. Em 1866, os conflitos entre Áustria e Prússia culminaram com a dissolução da Confederação, após a vitória da Prússia na Guerra Austro-Prussiana (Deutscher Krieg).

    A Prússia, mais forte conseguiu estabelecer o Império Alemão (Deutsches Kaiserreich). Faziam parte do Império todos os estados alemães, com exceção da Áustria, que criou o Império Austro-Húngaro (vide a postagem correspondente).

    O Império Alemão era uma monarquia constitucional, sendo seu monarca o Rei da Prússia. Sua existência foi marcada pelo progresso, tanto econômico quanto social. O Império existiu até 1918, quando desapareceu, após sua derrota na 1a Guerra Mundial.

    Estados (Bundesstaaten)

    O Império Alemão era composto por 25 estados (Bundesstaaten). O mapa abaixo mostra a divisão em estados em 1892.

    Os estados variavam grandemente de tamanho. Os quatro reinos (Prússia, Baviera, Saxônia e Württemberg) ocupavam 85% da área, ficando os 21 estados restantes com apenas 15% da área. Particularmente os principiados eram muito pequenos.

    No mapa os estados estão marcados por cores, segundo a lista abaixo. Alguns estados muito pequenos, são identificados por uma abreviatura igualmente listada abaixo.

    Divisão dos estados

    Dentro dos estados (Bundesstaaten), havia uma divisão hierárquica. Os níveis da hierarquia, do mais alto ao mais baixo, eram os seguintes:

    As vilas e cidades eram reunidas dentro do último nível, o do Condado (Kreis).

    Nem todos estados tinham todos estes níveis de divisão.

    A Prússia, por ser o maior estado, continha os três níveis, província (Provinz), distrito administrativo (Regierungsbezirk) e condado (Kreis).

    Já o Grão Ducado de Hesse tinha dois níveis de divisão, a província (Provinz) e o condado (Kreis), sem passar pelo nível intermediário do distrito administrativo (Regierungsbezirk).

    Por sua vez, a Baviera não continha províncias (Provinzen), estando diretamente dividida em distritos administrativos (Regierungsbezirke) e condados (Kreise).

    Finalmente, muitos estados pequenos não continham províncias (Provinzen) nem distritos administrativos (Regierungsbezirke), estando organizadas apenas em condados (Kreise).

    Províncias e distritos administrativos

    O mapa a seguir mostra a divisão do Império Alemão nos dois primeiros níveis da hierarquia, isto é, em províncias (Provinzen) e distritos administrativos (Regierungsbezirke).

    Abreviaturas

    Reg.Bez. (Regierungsbezirk),

    – Reuß Älterer Linie
    RJ – Reuß Jüngerer Linie
    SWE – Sachsen-Weimar-Eisenach
    SM – Sachsen-Miningen
    SCG – Sachsen-Coburg und Gotha
    SA – Sachsen-Altenburg
    SR – Schwarzburg-Rudolstadt
    SS – Schwarzburg-Sondershausen

    Condados

    O mapa abaixo mostra a divisão do Império em condados (Kreise).

    Referência a uma cidade ou vila

    Ao referir-se a uma cidade ou vila, é usual fornecer toda a estrutura hierárquica, desde o estado (Bundesstaat) até chegar no condado (Kreis).

    Por exemplo, a localidade de Enkirch, que ficava na Rheinprovinz da Prússia, é usualmente referenciada por:

    • Enkirch, Zell (Kreis), Koblenz (Regierungsbezirk), Rheinprovinz, Preussen (Bundesstaat)

    Já a cidade de Wolfstein, que ficava no Palatinado (Pfalz), na Baviera, é referenciada como:

    • Wolfstein, Kusel (Kreis), Pfalz (Regierungsbezirk), Bayern (Bundesstaat)

    Observe que na Baviera não havia províncias. Como mencionado acima, ela era dividia diretamente em distritos administrativos (Regierungsbezirke).

    A cidade de Stadtilm, que ficava no pequeno principiado de Schwarzburg-Rudolstadt, é referenciada simplesmente por:

    • Stadtilm, Rudolstadt (Kreis), Schwarzburg-Rudolstadt (Bundesstaat)

    Este principado não era dividido em províncias, nem continha distritos administrativos (Regierungsbezirke). Por ser muito pequeno, era dividido em apenas dois condados (Kreise).

    Fontes

    Veja a Bibliografia Geral.

    Fontes específicas desta postagem

    Império Alemão (Deutsches Kaiserreich)