Pular para o conteúdo

Bibliografia geral

    Esta postagem descreve as fontes que tratam do tema de forma abrangente.

    Adicionalmente, em cada postagem, podem também ser listadas fontes específicas.

    A fonte original de cada mapa digitalizado consta da legenda do mapa em questão.

    Sumário

    Atlas

    Nos últimos anos, obras publicadas no final do século 18 e início do século 19 foram caindo gradativamente em domínio público (75 anos depois da morte do autor em alguns países; 100 anos depois da publicação em outros).

    Isto permitiu que muitos atlas históricos feitos naquela época fossem digitalizados e disponbilizados na Web. A maioria dos mapas publicados neste site provêm dessas fontes. Os principais repositórios de mapas históricos que usei são os seguintes:

    maproom.org
    Site mantido por Nick Wedd, contendo imagens digitalizadas de vários atlas históricos.

    David Ramsey Map Collection
    Site gigantesco, contendo mais de 111.000 imagens on-line! É resultado de uma coleção de mais de 150.000 mapas, hoje sediada na Biblioteca da Universidade de Stanford.

    Perry-Castañeda Library (PCL) Map Collection
    Outro site contendo muitos mapas antigos. Está sediado na Biblioteca da Universidade do Texas. Aparentemente, desde 2021 não é mais atualizado.

    Nas postagens do site, sempre indiquei a fonte do mapa na legenda do mesmo. A grande maioria dos mapas vêm dos seguintes atlas:

    Gustav Droysen, Allgemeiner Historischer Handatlas, Velhagen & Klasing, Bielefeld-Leipzig, 1886
    Atlas histórico muito completo. Disponível no site maproom.org.

    Friedrich Wilhelm Putzger. Historischer Schul-Atlas (29ed.), Velhagen & Klasing, Leipzig, 1905
    Outro atlas histórico completo. Disponível no site maproom.org e em muitas outras fontes na Web.

    Richard Andree’s Allgemeiner Handatlas. Velhagen & Klasing in Leipzig. Bielefeld-Leipzig, 1881
    Este atlas de 1881 contém uma série de mapas do Império Alemão e do Império Austro-Húngaro em escala bem detalhada. As imagens estão disponíveis na David Ramsey Map Collection.

    Para consultas, foram utilizados os seguintes atlas:

    Dr. Ernst Ambrosius (Hrsg.) Kleiner Handatlas in 108 Kartenseiten, Bielefeld/Leipzig, Verlag von Velhagen & Klasing, 1924?
    Atlas bem detalhado, em Alemão. Deve ter sido impresso logo após a Primeira Grande Guerra, pois as mudanças de fronteiras ocorridas depois da Guerra estão marcadas sobre o mapa de antes da mesma.

    Herrmann Kinder, Werner Higelmann, dtv-Atlas zur Weltgeschichte (2 volumes), Deutscher Taschenbuch Verlag, München, 1984
    Dois livrinhos de bolso, com mapas que vão desde a pré-história até os anos 1970.

    James M. Beidler, The Family Tree Historical Atlas of Germany, Family Tree Books, 2019

    Livros

    Existe uma vasta literatura sobre a história da Alemanha. Abaixo listei apenas aqueles livros que usei como referência para as postagens ou que sei podem ser de interresse do pesquisador de família.

    Livros em Português

    Mary Fulbrook, História Concisa da Alemanha (2a ed.), Edipro, 2018
    Este livro é uma excelente introdução à História da Alemanha. Ele é realmente conciso, pois, em 288 páginas, a autora, uma professora da Universidade de Londres, consegue dar uma passada na história, desde a Idade Média até a atualidade. Não descreve somente fatos, mas também os costumes e o modo de vida de algumas épocas. Não posso avaliar a tradução para Português, pois usei a versão em Inglês que já tinha comprado antes.

    Martin Kitchen, História da Alemanha Moderna, Cultrix, 2013
    Neste livro o foco é na história da Alemanha a partir de 1800, ou seja, desde a época de Napoleão. Este período é muito interessante para quem está pesquisando seus ancestrais alemães, pois a maioria dos imigrantes viveu neste período. É uma obra extensa (quase 600 páginas) e detalhada. Ajuda o leitor a compreender como era a vida de seus ancestrais. A tradução para Português é muito boa.

    Décio Aloisio Schauren, A formação do Império Alemão e suas implicações na emigração massiva dos alemães. in: André Luís Hammann Décio Aloisio Schauren (aut.), GenealogiaRS (org.). Colonizadores do Rio Grande do Sul 1863-1873. Oikos, São Leopoldo, 2021, pp. 11-32
    Este é um capítulo, escrito pelo colega Décio Schauren, com foco no público interessado em Genealogia. É curto (22 páginas) e denso, dando uma passada geral nos principais eventos da história da Alemanha, desde a época dos Francos.

    Rodrigo Trespach, 1824. LeYa, São Paulo, 2019, pp. 40-50
    Mais um capítulo de livro, também curto como o precedente, mas que dá uma excelente visão geral da Alemanha do Século 19.

    Livro em Alemão

    Ulf Dirlmeier e outros. Deutsche Geschichte – Reclam Sachbuch, Philipp Reclam jun., Stuttgart, 2014
    Este livro é uma coleção de artigos, que cobrem o período que vai desde o Século 6 até a atualidade. A cobertura da Idade Média me foi muito útil.

    Livro em Inglês

    Teva J. Scheer. Our Daily Bread: German Village Life, 1500-1850 (Kindle Edition), Adventis Press, 2010
    Livro muito interessante para quem tem interesses no modo de vida de seus ancestrais alemães. Tendo como pano de fundo uma família fictícia do Sudoeste da Alemanha, descreve os usos e costumes dos moradores de uma pequena vila.

    Wikipedia

    Links nas postagens e nos artigos

    Na maioria das postagens e em grande parte dos mapas, incluí links para artigos da Wikipedia que tratam dos eventos, locais ou povos mostrados no mapa.

    Em geral, estes links apontam para as Wikipedias em Português e em Alemão. Achei importante incluir o link para a Wikipedia em Alemão, para que o leitor conheça também os termos nesta língua.

    Em alguns poucos casos, quando não encontrei artigos em Português ou Alemão cobrindo um assunto, apontei para a Wikipedia em Inglês.

    Cabe observar que, principalmente para eventos de menor importância, para localidades pequenas ou para povos pouco conhecidos, o artigo em Português pode ser bastante resumido ou carecer de fontes. Neste caso, é recomendado alternar para o artigo em Inglês ou em Alemão, caso o leitor domine uma destas línguas.

    Wikipedia como fonte de consulta

    Sabe-se que artigos da Wikipedia muitas vezes têm problemas, por exemplo, por serem opinativos ou por não conterem referências. Em muitos casos, inclusive, este fato está anotado por algum revisor no próprio artigo.

    Em geral, artigos da Wikipedia não são considerados como referências aceitáveis em trabalhos acadêmicos. Entretanto, considerando que este site não se destina ao público acadêmico, mas sim ao pesquisador de família, e que a Wikipedia é acessível de forma gratuita, optei por complementar a bibliografia acima citada com artigos da Wikipedia.

    De forma geral, observei que artigos ligados à História da Alemanha, principalmente aqueles em Alemão e muitos em Inglês, estão bem escritos e contém boas referências. Muitos deles parecem ter sido redigidos ou revisados por autores com formação acadêmica. Assim, dei preferência para artigos nestas línguas.

    Como referência geral para a História da Alemanha, usei estes dois artigos:

    Geschichte Deutschlands (em Alemão)

    History of Germany (em Inglês)

    Além destes artigos gerais, quando necessário, ao final de cada postagem do site, incluí as referências específicas utilizadas.