Esta postagem contém dois mapas que mostram áreas povoadas por alemães fora de suas regiões originais (Alemanha, Áustria e Suíça). Os mapas cobrem o período que vai do final do Século 18 ao começo do Século 20.
Como mostrado em outra postagem sobre o assunto, já nos Séculos 12 e 13 houve movimentos migratórios de grupos de alemães o Leste europeu.
A partir do Século 18, estes movimentos novamente se intensificaram. A postagem sobre o Império Austro-Húngaro, no qual povos de várias etnias conviviam, contém um mapa que mostra algumas ilhas étnicas de alemães no meio de outros povos.
A presente postagem contém dois mapas que cobrem uma região que fazia parte do grande Império Russo (Russisches Kaiserreich) e mais tarde da União Soviética.
Os alemães que ali viviam eram coletivamente designados de Russlandsdeutsche. Ao longo do Século 20, a grande maioria das colônias aqui descritas desapareceu. Muitos de seus habitantes emigraram, inclusive para a América, e os que não o fizeram acabaram exilados em regiões remotas da União Soviética.
Mapa de migrações
O mapa abaixo mostra as principais regiões de povoação alemã dentro do Império Russo. Ele considera o período entre 1763, início da migração, e a metade do Século 19.
Legenda
Regiões em cor vermelha: povoações de alemães dentro do Império Russo
Regiões em outras cores: origem de alemães migrantes
Setas: movimentos migratórios (os anos de migração vão anotados na seta)
(Mapa confeccionado em 2017 e gentilmente colocado em domínio público pelos seus autores.)
As principais regiões de povoação e os respectivos grupos de alemães são as seguintes:
- Região do Volga (Wolgagebiet) – Alemães do Volga (Wolgadeutsche)
Ficava às margens do Rio Volga, próxima da cidade de Saratov. - Região do Mar Negro (Schwarzmeergebiet) – Schwarzmeerdeutsche
No mapa, as colônias estão numeradas e identificadas na legenda.
Ficava na margem Norte do Mar Negro, hoje na Ucrânia. - Bessarábia (Bessarabien) – Bessarabiendeutsche
Fica hoje na Moldávia. - Crimeia (Krim) – Krimdeutsche
- Volínia (Wolhynien) – Wolhyniendeutsche
Fica hoje no Noroeste da Ucrânia
Excetuando a Volínia, as demais regiões foram de colonização oficial estabelecida pelo Imperador Russo, a começar por Catarina II (Katharina, II), a partir de 1763. Na Volínia, a imigração ocorreu mais tarde, sem apoio oficial, tendo muitos imigrantes vindo não da Alemanha, mas de regiões polonesas, fugindo de conflitos causados por revoluções.
Mapa de povoações
O mapa a seguir mostra regiões habitadas por alemães na Europa Oriental. O mapa é de 1925, portanto depois da Primeira Grande Guerra. Ele mostra a situação em um período posterior ao do mapa precedente.
Em 1925, o Império Alemão (Deutsches Kaiserreich) havia desaparecido, tendo sido sucedido pela República de Weimar (Weimarer Republik). Curiosamente, no mapa, o território da Alemanha continua designado por Deutsches Reich.
A Polônia havia voltado a existir e tinha incorporado uma parte da Prússia Oriental. Em toda Polônia, havia minorias alemãs, com uma concentração maior nas regiões que tinham feito parte do Império Alemão (Posen e Prússia Oriental). Para mapas do Império Alemão, vide a respectiva postagem.
O Império Russo havia sido substituído pela União Soviética.
Este mapa é interessante, pois, além de refletir a situação no início do Século 20, mostra muitos nomes de localidade ainda em Alemão.
Fontes
Veja a Bibliografia Geral.