Pular para o conteúdo

Polônia

    Esta é uma de uma série de postagens sobre o final do Século 18 (veja o índice da série).

    No Centro da Europa, a Leste do Sacro Império Romano, desde ao redor do ano 1000, existia o grande Reino da Polônia (Königreich Polen). Este foi durante muito tempo um dos maiores e mais populosos reinos da Europa.

    Este reino teve uma história muito conturbada, marcada por guerras e invasões por seus vizinhos, mas também por muitos conflitos internos.

    Sumário

    Polônia-Lituânia

    Em 1569, foi assinada a União de Lublin (Union von Lublin),  que fundiu o Reino da Polônia e o Grão-Ducado da Lituânia (Großfürstentum Litauen)  em um único estado, a República das Duas Nações (Polen-Lituaen). Era chamada de república, pois o monarca era eleito, tendo somente a nobreza direito de voto. O monarca reunia em uma única pessoa as funções de Rei polonês e Grão-duque da Lituânia.

    O mapa a seguir mostra a extensão da Polônia depois da união com a Lituânia. A parte em cor amarela foi perdida para a Suécia em 1660 e a parte mais ao Leste foi perdida para a Rússia em 1667.

    Tradução da legenda do mapa:

             – Território perdido para a Suécia em 1660 (Tratado de Oliva – Frieden von Oliva)
             – Território perdido para a Rússia em 1667 (Tratado de Andrussow – Frieden von Adnrussow)

    Dentro da Polônia-Lituânia, havia algumas regiões que, por certos períodos, tiveram em parte populações alemãs. No Século 20, por resultado das duas guerras mundiais, estes alemães acabaram praticamente todos expulsos.

    Duas destas regiões estão marcadas no mapa:

    Wolhynien (Volínia)

    A Volínia é uma região histórica localizada aproximadamente no Noroeste da Ucrânia de hoje.

    Nessa região, no Século 19, estabeleceram-se muitos alemães. Naquela época, a servidão havia acabado na Volínia. Com isso, os proprietários rurais tinham que pagar pela mão de obra para os trabalhos de campo. Como muitos não conseguiam fazê-lo, passaram a vender as terras para alemães que para lá migraram.

    Em 1914, ao redor de 250.000 alemães viviam na região.

    Esta região aparece em outros mapas na postagem sobre os alemães fora da Alemanha.

    Mazorien (Masuren, Masúria)

    A Masúria é uma região histórica que ficava localizada ao Sul do Ducado da Prússia e hoje encontra-se no Nordeste da Polônia.

    Habitada originalmente por povos prussianos antigos, a região foi sendo gradativamente ocupada por outros povos (poloneses, alemães). Trocou várias vezes de proprietários, mas durante muito tempo fez parte do Ducado da Prússia ou de um de seus estados sucessores.

    Em 1910, mais da metade da população falava Alemão.

    As partilhas da Polônia

    A partir de 1772, iniciou-se um processo conhecido como as Partilhas da Polônia (Teilungen Polens), através do qual a Polônia-Lituânia foi sendo gradativamente ocupada por seus vizinhos, o Reino da Prússia (Königreich Preußen), o Império Russo (Russisches Kaiserreich) e a Áustria (Monarquia de HabsburgoHabsburgermonarchie).

    Após a primeira partilha de 1772, aconteceram mais duas, uma em 1792 e outra em 1795. Ao final desta última partilha, a Polônia havia deixado de existir como um estado independente.

    Tradução da legenda do mapa:

    1772:          – para a Rússia          – para a Prússia          – para a Áustria
    1793:          – para a Rússia          – para a Prússia
    1795:          – para a Rússia          – para a Prússia          – para a Áustria

    As províncias (Woiwodschaften) cujo nome não aparece no mapa têm sublinhado o nome de sua capital.

    Abreviaturas:
    KgrKönigreich, Reino; HZHerzogtum, Ducado; Wdsch, WWoiwodschaft, Província

    Fontes

    Veja a Bibliografia Geral.

    Fontes específicas desta postagem

    História da Polônia (Geschichte Polens)
    Partilhas da Polônia (Teilungen Polens)