Pular para o conteúdo

A Alemanha de hoje

    Esta postagem mostra a situação da Alemanha de hoje dentro da Europa, os rios que foram importantes na história, bem como um mapa do relevo da região.

    Sumário

    Mapa Político

    Antes de iniciar a apresentação da evolução geográfica das regiões alemãs, mostro a localização da Alemanha de hoje dentro da Europa.

    A Alemanha dentro da Europa Central (desenho de Carlos A. Heuser e Bento Heuser Pereira)

    O mapa situa a Alemanha dentro da região central da Europa, mostrando também seus vizinhos. As cores nas bordas dos países indicam a língua ou  a família de línguas principal do país.  

    Na maioria dos mapas antigos que aparecem no livro, há um botão de controle de camadas que permite exibir as fronteiras atuais dos países. A ideia é permitir que o leitor localize mais facilmente a região de seu interesse dentro das fronteiras hoje existentes. Da mesma forma, é possível exibir os estados que compõe a Alemanha de hoje.

    Rios importantes

    O mapa abaixo mostra alguns rios que são importantes para entender a história da Alemanha. 

    Alguns rios importantes na história da Alemanha (desenho de Carlos A. Heuser e Bento Heuser Pereira)

    As fronteiras entre os países estão representadas em linhas vermelhas pontilhadas e os rios em linhas azuis. 

    Assim como as fronteiras atuais, também os rios podem ser superpostos à maioria dos mapas históricos mostrados no site, através do botão de controle de camadas que aparece nos mapas.

    O rio principal da Alemanha é o Reno (Rhein) que nasce no Sul, na Suíça, serve de fronteira entre a Suíça e a Alemanha, depois entre a França e a Alemanha, para mais tarde entrar na Holanda e finalmente desembocar no Mar do Norte (Nordsee). Como mostrado mais adiante, em vários momentos da História, o rio Reno foi a fronteira Oeste dos povos germânicos. 

    Além do Reno, dois de seus afluentes, o Mosela (Mosel) e o Meno (Mainz) são igualmente mostrados. Estes rios são interessantes para o leitor, visto que muitos imigrantes vieram dessa região.

    Também desembocam no Mar do Norte, os rios Weser e Elba (Elbe). Os portos de Bremen e de Hamburgo que serviram de portos de saída para muitos imigrantes, localizam-se no Weser e no Elba, respectivamente.

    No Leste da Alemanha, encontra-se o rio Oder, que desemboca no Mar Báltico (Ostsee). Juntamente com o seu afluente Neisse, ele forma grande parte da fronteira atual entre a Polônia e a Alemanha.

    Mais a Leste, cortando a Polônia, aparece o rio Vístula (Weichsel), o mais longo rio da Polônia.

    Para ter uma ideia de como foi movimentada a história dos povos que viviam na região da Alemanha, cada um dos quatro rios acima mencionados, Weser, Elba, Oder e Vístula (Weichsel), foi, em algum momento da história, fronteira entre povos germânicos e seus vizinhos eslavos a Leste.

    Ainda mais a Leste, encontra-se o pequeno rio Neman (Memel). Este rio foi, em épocas passadas, o limite oriental da Prússia.

    Finalmente, no Sul da Alemanha, pode-se ver o Danúbio (Donau), o segundo rio mais extenso da Europa, que, desde sua nascente na Alemanha, percorre vários países, até desembocar no Mar Negro (Schwarzes Meer). Durante muito tempo, o Danúbio foi a fronteira Norte do Império Romano.

    Relevo

    A Alemanha têm um relevo variado, desde as planícies costeiras ao Norte até as grandes montanhas ao Sul.

    O mapa abaixo mostra algumas cadeias de montanhas que aparecem na história da Alemanha.

    Cadeias de montanhas na Europa Central (desenho de Carlos A. Heuser e Bento Heuser Pereira)

    Toda região banhada pelos mares do Norte e Báltico, ou seja, o Norte da Alemanha e de seus vizinhos Holanda e Polônia, é uma grande planície entremeada de rios e lagos. 

    Na Alemanha, esta região é conhecida como Norddeutschles Tiefland (Planície do Norte da Alemanha).

    Paisagem típica do Norte da Alemanha: Região Perleberg, Brandenburgo (Autor: Martin Janecke, Wikimedia)

    Na medida em que se vai em direção ao Sul, a elevação aumenta e surgem várias cadeias de montanhas de altitude média, o que os alemães chamam de Mittelgebirge

    No território da Alemanha, mapeei algumas destas cadeias: Eifel, Hunsrück, Westerwald, Harz e Schwarzwald (Floresta Negra)

    Também de média elevação, são as três cadeias de montanhas, Riesengebirge, Erzgebirge e Böhmerwald, que cercam a República Tcheca.

    Já fora das regiões alemãs, mais para Leste, encontra-se outra grande cadeia, os Cárpatos (Karpaten).

    Mittelgebirge: Montanhas no Hunsrück (Autor Prankster, Wikimedia)

    Finalmente, ao Sul, encontram-se os Alpes (Alpen), a grande cadeia de montanhas que passa por Itália, França, Suíça e Áustria. 

    Pela sua altitude e extensão, os Alpes são uma barreira para a movimentação dos ventos e têm grande influência no clima. Ao Sul da cadeia, tem-se o clima Mediterrâneo, mais quente e seco e, ao Norte, um clima mais frio e úmido, influenciado pelas correntes de ar do Atlântico Norte. 

    Os Alpes na Baviera (Autor: Bernd Reuschenberg, Wikimedia)

    Relação entre nomes e o relevo

    Um entendimento do relevo da região pode nos ajudar a entender a história dos povos que nela viveram.  O relevo influencia o clima e este tem influência no comportamento das pessoas.

    No caso da Alemanha, conhecer o relevo igualmente nos ajuda a entender alguns nomes usados em Alemão. 

    Em Português, quando queremos distinguir entre diferentes localidades de mesmo nome, frequentemente usamos os pontos cardeais: Caxias do Sul, São Miguel do Oeste, e assim por diante.

    Na Alemanha, muitas vezes, para distinguir regiões que têm o mesmo nome, são usados os prefixos “nieder” (baixo) e “ober” (alto). Por exemplo a Silésia (Schlesien), antiga província do Império Alemão, hoje na Polônia, era dividida em Oberschlesien e Niederschlesien, de acordo com sua posição no rio Oder (parte mais alta – parte mais baixa).

    Até para as variantes do idioma Alemão, é usada esta relação entre o relevo da região e a variante lá falada. O Baixo-alemão (Niederdeutsch) é associado à região plana e baixa do Norte da Alemanha, enquanto o Alto-alemão (Hochdeutsch) está ligado às regiões mais ao Sul, já com maior altitude.

    Fontes

    Fontes gerais

    Veja a Bibliografia Geral.

    Fontes específicas desta postagem

    Geographie Deutschlands (Geografia da Alemanha)